Conheça a FMU

Há 50 anos, o Centro Universitário FMU oferece à sociedade uma educação superior acessível e focada na formação científica, cultural, tecnológica e humanística de alta qualidade para a construção de um país melhor.

Essa trajetória de sucesso iniciou-se em 1968, quando a Instituição deu início a suas atividades e promoveu a realização de seu primeiro vestibular, com centenas de alunos concorrendo às vagas dos cursos que eram oferecidos. Em 2014, o Centro Universitário FMU passou a fazer parte da rede internacional de educação Laureate, composta por mais de 38 instituições de ensino superior no mundo e reunindo mais de 850 mil alunos distribuídos em diversos países.

Ao longo desses anos, a economia e a sociedade brasileira passaram por grandes transformações, nos âmbitos socioeconômico e cultural. Porém, a FMU sempre esteve atenta a esse cenário de mudança no Brasil e no mundo, acompanhando essas modificações na criação de novos cursos, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, mantém-se alinhada às necessidades do mercado e procura evoluir constantemente com a adoção de novas tecnologias de ensino, capacitação de seu corpo docente, ampliação de sua infraestrutura, atualização de seus procedimentos administrativos e o estreitamento de laços com a comunidade, tudo isso para que o aluno esteja apto a enfrentar o mercado corporativo.

Ciente de seu papel socioeconômico e social, a FMU possui uma forte atuação junto à comunidade de seu entorno, contribuindo para a evolução social e a transformação de sua região e da cidade de São Paulo. Além disso, promove e envolve-se em diversas iniciativas que trazem a inovação como ponto focal para a construção de uma sociedade melhor.

A FMU está presente em diversos campi espalhados por São Paulo e já formou milhares de profissionais que se destacam em suas áreas de atuação.

Alguns destaques do Centro Universitário FMU:

  • 8 a cada 10 alunos já conquistaram uma vaga de emprego na área*;
  • Laboratórios equipados com os mais modernos recursos;
  • 83% dos professores são mestres e doutores e referências no mercado;
  • Global Office, exclusivo setor de carreira e internacionalidade;
  • 86 estrelas no Guia do Estudante Abril 2018;
  • 13 cursos entre os 5 melhores de São Paulo, segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF), de 2018;
  • Cursos com programas atualizados seguindo as diretrizes mais recentes de cada área e englobando as novas técnicas e os métodos aplicados no cotidiano profissional;
  • Aulas práticas e estágios que garantem a experiência necessária para a plena atuação e o destaque do seu currículo nos processos de seleção;

Incentivo ao desenvolvimento da pesquisa acadêmica para quem pretende investir na docência universitária.

*Fonte: Laureate Student Outcomes 2018

 

Atos Autorizativos

Credenciamento: Decreto Federal de 23 de março de 1999, publicado no D.O.U. – seção I de 24/03/1999.

Recredenciamento: Portaria MEC nº 36, de 28 de janeiro de 2015, publicada no D.O.U. de 12/02/2015. Conceito Institucional (CI): 4

 

Modalidade a Distância – Credenciamento: Portaria nº 943, de 10 de novembro de 2014, publicada no Diário Oficial da União de 11/11/2014, pág. 11. Conceito Institucional (CI): 5

 

Pós-graduação na Modalidade a Distância – Autorização: Portaria MEC nº. 294, de 04 de março de 2008.

Linha do Tempo

1968: Criação da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e realização do primeiro vestibular.

1975: FMU agregou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Rita de Cássia, oferecendo também os cursos de Psicologia, Pedagogia e Letras.

1976: Anexação da Faculdade de Educação e Ciências Nova Piratininga possibilita a oferta do curso de Matemática pela FMU.

1987: Criação do centro de especialização, conhecido por Centro de Pesquisa e Pós-graduação (CPPG).

1989: A FMU criou um dos seus mais tradicionais cursos: Educação Física.

1999: FMU foi credenciada como Centro Universitário.

2008: Surgiu o Complexo Educacional FMU, uma referência na qualidade de ensino e empregabilidade de seus alunos, com cursos de Graduação, Pós-graduação Lato e Stricto Sensu e Extensão em diversas áreas do conhecimento.

2014: FMU passa a integrar a rede internacional de educação Laureate.

2018: FMU completa 50 anos de história com 83 cursos de Graduação, 117 cursos de Pós-graduação Lato Sensu e 3 cursos de Stricto Sensu, com a missão de inclusão social e empregabilidade.

 

Missão

Promover Educação Superior acessível e de excelência para a formação de profissionais éticos, cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade sustentável e preparados para o Mundo do Trabalho.

Pilares

  • Excelência no Ensino;
  • Infraestrutura e Inteligência Operacional;
  • Inovação;
  • Excelência nos Serviços Estudantis;
  • Geração de Empregabilidade ao Aluno;
  • Gestão por processos.

 

Infraestrutura?

A FMU conta com uma moderna e completa estrutura de aprendizagem, composta por ambientes que favorecem o desenvolvimento de atividades práticas e a vivência dos desafios reais da futura profissão ainda no decorrer do curso. São laboratórios específicos, de pesquisa e informática, que atendem às necessidades institucionais e se destinam à prática do ensino, pesquisa e extensão.

Além dos laboratórios, nossos estudantes têm a possibilidade de desenvolver as práticas e habilidades profissionais em espaços específicos destinados às áreas do conhecimento, como as Clínicas Integradas da Escola de Ciências da Saúde (CIECS) e o Núcleo de Práticas Jurídicas. Estes espaços garantem não somente o aprendizado prático dos alunos, como também a prestação de serviços à comunidade (saiba mais).

Por meio do Sistema de Bibliotecas da FMU, os alunos têm fácil acesso a um amplo acervo bibliográfico físico e virtual que garante o suporte necessário para sua formação, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e profissional. A Biblioteca Central está localizada no campus Liberdade e as demais bibliotecas setoriais, especializadas em áreas específicas, estão distribuídas nos demais campi.

O Centro Universitário FMU conta também com auditórios multifuncionais e totalmente equipados para a realização de eventos acadêmicos e institucionais, como palestras, cerimônias, aulas magnas e eventos especiais voltados a toda comunidade acadêmica. Distribuídos em seus campi, os auditórios garantem acessibilidade, conforto, isolamento e qualidade acústica, além de possuírem recursos tecnológicos e conexão à internet.

Empregabilidade e Internacionalidade?

Com foco no desenvolvimento e no suporte integral dos nossos estudantes para que estejam preparados para os desafios do mercado de trabalho global, o Centro Universitário FMU disponibiliza o Global Office: uma área responsável por todas as atividades relacionadas a Carreira e Internacionalidade.

A partir do Global Office, estudantes e egressos tem a oportunidade de interagir com o mercado profissional e gerenciar proativamente suas carreiras. O Global Office é responsável por proporcionar recursos, orientações, experiências internacionais e oportunidades que os auxiliem na obtenção de um bom estágio ou um emprego.

Acesse aqui e conheça mais sobre o Global Office!

 

Corpo Diretivo

Presidente: Eduardo Mendonça

Chanceler: Prof. Dr. Arthur Roquete de Macedo

Reitor: Prof. Dr. Manuel Nabais da Furriela

 

Gestão Administrativa

Diretora de Tecnologia da Informação: Fatima Primati

Diretor de Recursos Humanos: Daniel Campos

Diretora Jurídica: Janaina Rocha

Diretor de Operações: João de Lucca

Diretor de Finanças: Atilio Gabriel Coitino Bonilla

Secretária Geral: Cristiane da Silva Hashimoto

 

Relatório Social

O Relatório Social do Centro Universitário FMU, editado anualmente, é um documento que reúne as principais atividades desenvolvidas pela Instituição ao longo do ano. Esta publicação, disponível em formato digital, traz o resgate e o resultado das ações realizadas pela ou com a participação da Instituição e que geraram impactos socioambientais e acadêmicos para a comunidade em que está inserida.

 

Clique no ano desejado para acessar o Relatório Social:

 

CONSUNEPE 2019

EMENTARIO_CONSUNEPE 2019

Página atualizada em 31/07/2019 às 14:07:59